Hepatite – Doença Silenciosa e Severa

Hepatite – Doença Silenciosa e Severa

Esse mês de Maio, é chamada a atenção para as Hepatites, principalmente nesse momento em que um surto de hepatite aguda grave em crianças está preocupando as autoridades mundiais.
A OMS confirmou recentemente mais de 100 casos de hepatite aguda, até o momento de origem desconhecida, em crianças e adolescentes, onde alguns casos já foi necessário transplante de fígado e ocorreu uma morte.
Hepatite é uma inflamação no fígado causada por vírus, doenças autoimunes, metabólicas e genéticas, medicamentos ou consumo excessivo de drogas e álcool.
A doença muitas vezes é silenciosa e por isso, a importância em consultar seu médico periodicamente e realizar exames de rotina.
Algumas dessa Hepatites, podem ser prevenidas com a vacinação, existem vacinas inclusive no quadro de vacinação do Sistema Único de Saude (SUS) para Hepatite A e B.
A Hepatite C, não tem vacinação, é considerada um epidemia mundial e geralmente só se descobre a doença com estágio mais avançado, o que pode agravar.
Hoje existem testes rápidos no SUS e tratamento com os antivirais que podem eliminar a infecção.
A importância do cuidado com a higiene na alimentação, com a água, e cuidados com usos de materiais perfuros-cortates, relações sexuais sem preservativos, todas essas são vias de contaminação da doença.

Visite seu médico periodicamente.

×